O conceito de letramento e alfabetização devem se constituírem em ações inseparáveis. O ideal seria ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais de leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado. Ser letrado significa saber ler e escrever em direção ao ser capaz de fazer uso da leitura e da escrita socialmente.
Assim ser alfabetizado no contexto do letramento significa aprender a ler e a escrever. Aprender a construir sentido para e por meio de textos escritos usando experiências e conhecimentos prévios.
Também é importante ressaltar a necessidade de reconhecimento da especificidade da alfabetização, entendida como processo de aquisição e apropriação do sistema da escrita, alfabético e ortográfico e como decorrência, a importância de que a alfabetização se desenvolva num contexto de letramento.
Desta forma, compreende-se por letramento a etapa inicial da aprendizagem da escrita, como participação em eventos variados de leitura e escrita e o conseqüente desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atividades positivas em relação a estas práticas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
ola interessantte a síntese gostaria de receber (se possivel ) mais sobre o assunto para discussão e, HTPC
valdiraferrari@bol.com.br
Obrigada
Valdira
Postar um comentário